Pesquisar este blog

11 de mai. de 2011

Agenda Cultural: Olhares Impressos

Hoje teremos um Agenda extra porque o evento em questão é muito legal e, mais importante, acaba esse fim de semana.

Está ocorrendo, até o dia 14 (sábado), das 10h às 20h, no Ateliê Michelangelo (r. Fradique Coutinho, 798 – Vila Madalena, tel.: (11) 3815-3800), a exposição “Olhares Impressos”. A exposição, que faz parte da primeira edição do programa SP Estampa, promovido pela Galeria Gravura, traz uma série de gravuras pequenas.

Algumas obras acabaram se destacando e são, apesar das dimensões pequenas, visualmente impressionantes. Gostaria de mencionar “Escarpa”, de Mari Dias, que parece reproduzir um recife coberto por coral, mas só com tinta e sem traços, o que dá um aspecto “submarino” que eu não imaginava possível. Sinto-me obrigado, também, a falar do “Pingüim”, de Rafael Kenji, um exemplo intrigante de como fazer perspectiva usando a técnica de xilogravura, que consiste em talhar o desenho em uma matriz de madeira, passar tinta e pôr uma folha de papel para copiar a gravura. O sr. Kenji consegue fazer os efeitos de luz e sombra com uma precisão assustadora, provavelmente por ser discípulo de Ernesto Bonato, um senhor que cria xilogravuras que mais parecem fotos.

Uma xilogravura (não uma foto!) de Ernesto Bonato, mestre de Rafael Kenji

Devo também fazer justiça a “Hécate”, da curadora Carola Trimano, que guiou minha breve visita à exposição. Hécate é (são) uma(s) das deusas gregas da Lua, representada por três rostos femininos, cada um representando uma fase lunar (a face que representaria a lua nova não aparece), e também das encruzilhadas e, portanto, das decisões. A gravura, feita em estilo medieval – semelhante a uma carta de tarô –, é, acredito, uma homenagem às decisões, um dos aspectos mais difíceis da vida e ao qual o homem (especialmente administradores e economistas) dedica a vida inteira em busca da melhor escolha. (Mas talvez eu ache isso porque estou em uma faculdade de economia e administração!)

Hécate, deusa das encruzilhadas - e da escolha
A sra. Trimano oferecerá, no dia 14, às 14h, também no Ateliê Michelangelo, um workshop de gravuras ecologicamente sustentáveis e pode estar disponível para uma visita guiada pela exposição (pergunte no balcão). Para maiores detalhes sobre o curso, veja http://passarodepapel.blogspot.com/

Agradecimentos especiais a Mari Dias e ao Sean, que nos recomendaram a exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário