Pesquisar este blog

6 de mai. de 2011

Agenda Cultural: "Songs For Days" - Joff Winks Band


“Songs For Days” é o único disco – apesar de uma coleção de EPs - do grupo britânico Joff Winks Band. A banda é um dos projetos do quarteto composto pelo próprio Joff Winks (guitarra e voz), Matt Baber (teclados), Brad Waissman (baixo) e Paul Mallyon (bateria), que correntemente atua sob o nome de Sanguine Hum. O disco foi lançado em 2007 por um selo independente chamado Troopers For Sound.

Quando ouvi, sob recomendação de um amigo, uma amostra do disco, eu o comprei imediatamente! Eu fiquei sinceramente surpreso com a qualidade dos músicos, a ênfase dada ao baixo e aos teclados, e a complexidade da música, que, no entanto, não é difícil nem desagradável de se ouvir. Os grupos de rock de hoje em dia costumam compor músicas com estruturas simples e, infelizmente, previsíveis: quase sempre começam a canção com um certo volume, tocam mais forte durante o refrão (a parte que tem que grudar na sua cabeça) e repetem, formato A-B-A-B, com progressões de acordes bem óbvias. A banda faz questão de cuidar bem das dinâmica e cadência de cada música, mas sempre transmitindo emoção e uma vontade de cantar junto (e às vezes, admito com certa vergonha, de dançar). "Milo", "Juniper", "Before We Bow Down" e "Little Machines" são particularmente bonitas, sempre com riffs imaginativos e interpretações intensas de Joff Winks nos vocais. Em Juniper, em particular, há um trecho em que ele grava duas melodias diferentes ao mesmo tempo, fazendo um pequeno contraponto. O efeito - confesso também com vergonha - me dá arrepios.

Se minha modesta resenha tiver convencido você a ouvir “Songs For Days”, eu também sugiro que entre no link da Troopers For Sound - http://troopersforsound.com/catalogue/songs-for-days/ -, que dispõe amostras gratuitas de cada canção, vende o disco ou as canções individualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário